Lançado de forma oficial em dezembro de 2009, Tales of Graces foi um exclusivo do Nintendo Wii, mas depois ganhou uma versão para o PS3, que foi batizada como Tales of Graces F. Contudo, o game ficou “preso” a esses consoles, o que deixou muitos fãs da franquia Tales of sem ter como curtir a aventura.
Daí, há poucos dias, a Bandai Namco resolveu acabar com essa exclusividade e promoveu a estreia do ótimo Tales of Graces F Remastered, via PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch. E sim, a versão repaginada da clássica aventura está incrível… vamos aos detalhes?
Tales of Graces F Remastered já está disponível!
Antes da estreia, a Bandai Namco já tinha liberado um trailer de lançamento, com vistas a chamar a atenção para o game (você poderá conferir o registro logo abaixo do título deste post), mas tivemos a liberação de um press release no fim de semana e o documento tratou de apresentar vários detalhes relacionados com essa grande “novidade”.
Como não poderia deixar de ser, o documento fez menções a todas as otimizações que o clássico Tales of Graces recebeu, dando ênfase às melhorias na parte gráfica e às muitas mudanças que foram feitas nos combates. Aliás, eu zerei o jogo no PS3 e já estou curtindo o remaster. Por isso, posso dizer que os ajustes feitos nas batalhas deixaram as coisas ainda mais dinâmicas e divertidas, mas não deixaram de lado os padrões da lendária franquia Tales of. Além do mais, algumas funcionalidades novas, como os saves automáticos e as opções que nos ajudam a evitar confrontos, são excelentes.
É importante ressaltar também que o jogo chegou com um pacote completo, ou seja, todos os DLCs lançados para o título original já estão disponíveis e ainda temos as histórias adicionais que vêm logo após o fim da campanha principal (e tudo isso com o apoio de uma nova dublagem em inglês).
Sobre as histórias adicionais, é bom destacar que são dois capítulos que rolam logo após o final e apresentam eventos que nos ajudam a conhecer os personagens ainda mais e descobrir o que aconteceu com eles e com o mundo no qual toda a aventura se passa.
Vale ressaltar também que a Bandai Namco preparou duas edições do jogo, ou seja, temos a edição padrão e a edição Deluxe, que conta com uma boa série de “mimos” dignos dos maiores colecionadores, toda a bela trilha sonora do jogo e mais uma boa série de itens exclusivos que podem garantir a construção de personagens bem poderosos.
E é isso! Após ter ficado “preso” a uma exclusividade que durou muitos anos, o clássico Tales of Graces finalmente chegou aos PCs e essa estreia aconteceu na forma de uma versão remasterizada cheia de novidades interessantes e dotada de uma qualidade realmente superior. Em suma, os fãs de JRPGs e aqueles que curtem a franquia Tales of não podem deixar de conferir!