Se você é fã de JRPGs e curtiu a “era de ouro” do gênero, lá na época do PS1, é bom saber que a GOG acabou de promover um revival do lendário Breath of Fire IV, por meio do seu incrível Programa de Preservação de jogos clássicos. E sim, o título chegou com muitas melhorias.
De modo geral, graças ao GOG Preservation Program vários games “das antigas” vem sendo resgatados do passado e o mais legal é que os players têm a chance de votar nos jogos que eles gostariam de voltar a curtir. No caso do Breath of Fire IV, muita gente pediu pelo retorno… vamos aos detalhes?
Breath of Fire IV – “Remaster” via GOG
Conforme eu adiantei, a GOG dá aos players a chance de selecionar os games que são trazidos de volta por meio do GOG Preservation Programa e um dos títulos que mais foram solicitados foi o lendário Breath of Fire IV. E agora, o clássico JRPG já está à venda, por um preço bem acessível (R$ 24,99).
Cabe destacar que, apesar de a Capcom ter certa participação no projeto, o “remaster” não chega a ser oficial de fato. No entanto, as melhorias são notáveis. Por exemplo, a nova versão do game oferece suporte para tecnologias que garantem ganhos de performance e otimizações nos gráficos, áudio aprimorado, ajustes nos controles, correções diversas, melhorias nas batalhas (sistema de combos), cutscenes com um maior nível de qualidade e por aí vai… Em suma, podemos dizer que essa é a melhor forma de revisitar o grande clássico por vias oficiais (e com um preço bem acessível).
Para quem não se lembra, Breath of Fire IV foi lançado no dia 27 de abril do ano 2000, ou seja, o “remaster” chegou justamente quando o game completou 25 anos de vida. Detalhe: uma versão de PC até foi lançada em 2003, mas foi no PS1 que o título acabou se tornando um verdadeiro clássico cult. Eis o trailer do “remaster”…
Quanto à história, vale destacar que o título ainda tem um Ryu (personagem recorrente na franquia), mas também introduz outro protagonista, chamado Fou-Lu, o que acaba produzindo duas storylines distintas, que entram em conflito a partir de certo momento.
O jogo também merece elogios por apresentar um estilo de design mais voltado para o lado dos animes e dotado de um esquema de cores único. Além disso, as batalhas seguem o padrão dos JRPGs da época (combates em turnos) e há vários sistemas que garantem o acesso a uma grande quantidade de golpes, habilidades especiais e transformações. Enfim, o fato é que Breath of Fire IV é uma verdadeira lenda da época do PS1 e agora, graças ao GOG Preservation Program, os players dos PCs vão ter a chance de revisitá-lo ou experimentá-lo pela primeira vez. Aliás, se você quiser saber mais sobre esse programa, é só dar uma olhada lá na GOG.